GTT4. Desenvolvimento de uma plataforma web à escala do SUDOE

Esta tarefa será coordenada pelo IST.
A GT4 tem como objetivo integrar os resultados das tarefas GT1, GT2 e GT3 numa plataforma Web que facilite a comunicação entre parceiros e a visualização e interpretação dos resultados do projecto. A plataforma AGUAMOD permitirá também melhorar a interação e comunicação com os gestores, sendo este um benefício duplo uma vez que possibilitará: (i) avaliar as medidas socioeconómicas de adaptação a restrições ou excessos (inundações) das disponibilidades hídricas; e (ii) melhorar o processo de tomada de decisão através do estudo de cenários de curto/médio/longo prazo. A plataforma AGUAMOD ajudará ainda na disseminação dos resultados do projecto, através: (a) da criação de serviços web de conexão das ferramentas (modelos, bases de dados) específicas das tarefas GT1, GT2 e GT3; (b) do desenvolvimento de uma interface de conexão com os parceiros associados para testar as regras de gestão e os cenários de adaptação às mudanças ambientais; e (c) da divulgação dos resultados dos cenários considerados, definidos em consulta com os actores socio-económicos do território.

4.1. Construção da plataforma Web

O CNRS será responsável pela coordenação desta tarefa.
Esta actividade tem como objectivo o desenvolvimento de ferramentas específicas de modo a estabelecer uma conexão entre (1) as bases de dados, (2) os modelos de bacias, (3) os modelos de apoio à gestão da água (partilhada entre utilizadores) e (4) os modelos socioeconómicos, na perspetiva da pressão/estado/resposta. Os modelos de bacia serão alimentados pelos dados disponíveis nas bases de dados do GT1, incluindo os dados climáticos, e simularão os fluxos de água superficiais e o armazenamento de água (águas subterrâneas, barragens, solo) disponível para os diferentes usos (agricultura, urbano, indústria). Estes resultados serão fornecidos aos modelos de otimização do uso da água. Os indicadores socioeconómicos serão traduzidos em termos de regras de gestão, que serão transmitidos à interface da Web e permitirão fazer uma simulação integrada dos recursos hídricos, incluindo as componentes físicas e socioeconómicas.

4.2. Definição de cenários em colaboração com os parceiros associados

Esta tarefa será coordenada pela UPV.
O objetivo é a criação de uma interface web interativa, que permitirá, ao utilizador executar os modelos hidrológicos e de gestão desenvolvidos na GT3, a fim de melhor compreender os impactos das diferentes pressões face às mudanças climáticas no território SUDOE. Esta interface permitirá testar diferentes estratégias de adaptação, com base nos indicadores definidos na GT1 e GT2.
A interface terá uma secção relacionada (i) com os inputs dos modelos (mapas e sistemas de gestão); (ii) com a visualização dos resultados e uma secção de modelação interativa que permitirá modificar certos dados de entrada do modelo. Entre estes, refere-se a seleção de cenários climáticos pré-definidos, a mudança do uso do solo, a redução das entradas, o aumento da capacidade de armazenamento e a alteração de regras de gestão como, por exemplo, os volumes de captação para diferentes usos de água, a manutenção de caudais ecológicos.
Para definir o conteúdo destes 3 tipos de intervenção, os parceiros associados participarão na definição das opções a considerar e dos parâmetros a modificar. A interface integrará os interesses específicos dos parceiros associados relativamente aos parâmetros das simulações a modificar e o tipo de resultados a serem visualizados. Essas regras devem ser introduzidas no SERIOUS GAME.

4.3. Disseminação dos resultados dos cenários

Esta tarefa será coordenada pelo INIAV.
Esta tarefa será coordenada pelo INIAV.
O objetivo desta atividade é desenvolver uma interface web com as funcionalidade de um SIG para (i) ajudar à exploração dos resultados dos modelos, e (ii) visualizar os resultados da GT4.2. A interface permitirá apresentar os resultados no Google-Earth e ajudará na divulgação de um conjunto de ferramentas desenvolvidas no âmbito do projeto. Os conteúdos e os mapas a exibir serão selecionados em colaboração com os parceiros associados e serão armazenados numa base de dados.

Back to Top