Reunião de 4 e 5 de Julho / Lisboa

O projeto AGUAMOD reuniu, em Lisboa, 70 participantes, entre cientistas e gestores de recursos hídricos.

Durante dois dias, foram organizadas duas séries de workshops:

– uma primeira série sobre indicadores socioeconómicos, ambientais e de governação.

– uma segunda série sobre cenários de gestão num contexto de alterações climáticas.

Os objetivos desses dois dias foram:

– validar e / ou modificar os indicadores propostos pelos cientistas e, eventualmente, propor novos indicadores.

– construir cenários para a gestão da água num contexto de mudança climática até 2050.

 

Durante o primeiro dia de trabalho, os parceiros do projeto propuseram uma série de indicadores ambientais, económicos e de governança para caracterizar as bacias hidrográficas do território do SUDOE.

A abordagem proposta foi a de abrir esses indicadores às partes interessadas na gestão da água para discussão, a fim de os fazer evoluir para atender às necessidades operacionais do planeamento.

Estes indicadores serão utilizados como parte do projeto AGUAMOD para realizar cenários à escala das principais bacias hidrográficas até 2050.

Durante o 2º meio dia de trabalho, os parceiros científicos convidaram os participantes a construir cenários que serão simulados pelas ferramentas e modelos desenvolvidos no projeto e avaliados com indicadores ambientais, económicos e de governança.

Esses cenários consideraram os fatores climáticos e demográficos, bem como os pressupostos setoriais associados à gestão da água.

No final destes dois dias úteis, os indicadores foram validados, tendo outros sido submetidos a discussão e modificados ou substituídos por novos indicadores. Em relação aos cenários, além dos dois cenários propostos pelos parceiros científicos, foram construídos 5 cenários com todos os parceiros. Esses cenários serão transcritos pelos cientistas e avaliados e apresentados na reunião de encerramento a ser realizada a 6 de junho de 2019, em Madrid.